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Rumo à Educação Integral

 

Com uma proposta interdisciplinar as ações são pensadas de forma a contemplar a convivência, estimular a participação e assegurar o direito às vivências pelas crianças e adolescentes. Levamos em conta a necessidade do desenvolvimento das diferentes linguagens, especialmente a verbal, a capacidade de pensar e agir coletivamente.  As ações são diversificadas, atraentes e criativas para despertar o interesse pela aprendizagem, pela participação, investigação e multiplicação dos conhecimentos e desenvolvam a capacidade de saber ouvir, o prazer do respeito pelo outro, a capacidade de argumentar, a consciência crítica e a autoestima. Favorecem a circulação por todos os espaços propícios e disponíveis. As atividades são, na maioria, com as crianças dispostas em grupo de forma a desenvolverem suas atividades individualmente com a possibilidade de trocarem informações, expressarem opiniões, interagirem e participarem da construção dos conceitos. Com a aprendizagem da música, os adolescentes têm a possibilidade de participarem da Orquestra e a oportunidade de se apresentarem para diferentes públicos, participando de toda a organização necessária. Da mesma forma, após se envolverem, com criatividade e imaginação, o grupo concebe uma peça teatral que também apresenta. O reforço do protagonismo é observado quando multiplicam seus conhecimentos, replicando oficinas a alunos de escolas públicas, assim como em exposições e representações para a família e colegas. Estimulamos o desenvolvimento do espírito critico em intervenções do dia a dia, além de envolvê-los em decisões mais pontuais como a escolha e organização de eventos ou construção de regras e suas consequências, caso não sejam respeitadas. Nossos educadores estão orientados para que se questionem sobre o quanto a atividade está provocando a curiosidade e a procura por respostas, estar disponível para o diálogo, ter um olhar ampliado e perceber o tempo de aprendizagem de cada um. Além dos educadores contamos com profissionais especialistas nas áreas de Assistência Social, Psicologia, Pedagogia e Psicopedagogia que garantem o sentido de todas as nossas propostas e facilitam a identificação e intervenção nas sequelas de questões sociais, nos casos de prejuízos emocionais mais evidentes e dificuldades mais acentuadas no aprendizado.

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