Tecendo Conhecimentos
​
Propicia o desenvolvimento de saberes, valores e habilidades necessárias ao aperfeiçoamento das várias linguagens e da boa convivência. A intenção é de colocar as crianças e adolescentes em contato com diferentes formas de expressão da arte, possibilitando a ampliação cultural; o despertar da sensibilidade estética; a conscientização e a valorização do ser humano, capaz de criar e recriar, segundo suas habilidades e seu olhar de mundo; o desenvolvimento da criatividade e da solidariedade. Desenvolve ações pedagógicas e reflexivas através de exercícios gráficos, textos, dinâmicas, artes plásticas, dança e música.
​
Literatura Criativa
​
Desenvolvendo a capacidade de compreender e interpretar textos, incentiva os participantes em relação à arte literária, estimulando o potencial cognitivo e criativo, dando oportunidades que favoreçam o prazer através do texto e que este prazer contribua para seu desenvolvimento pessoal, educacional e social. Desenvolve atividades de leitura, de contar, reinventar, reescrever e encenar histórias; criação de história em quadrinhos; produção de textos, compreensão e interpretação; debate sobre obras literárias.
Roda da Canção
Propicia o conhecimento musical, cujo principal objetivo é despertar o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação integral da criança. A musicalização acontece por meio de atividades lúdicas e iniciação dos instrumentos da Bandinha, visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, ritmo, conhecimento de diferentes estilos musicais e ampliação do universo cultural. Neste sentido estimula um processo contínuo de construção e aprendizado que envolve sentir, experimentar, criar e refletir.
Música
Esta é uma oficina que incentiva os adolescentes a exercitarem seu modo de pensar, sentir e se expressar através da musica, pela aprendizagem do canto, da viola, do violão, da percussão e do teclado. Desenvolve aptidões e facilita o reconhecimento do próprio talento, tendo como resultados mais expressivos a formação do Grupo de Canto Madrigal e Orquestra de Violeiros. As aulas proporcionam conhecimentos práticos e teóricos, despertam o interesse e o gosto pela música, possibilitam o conhecimento e reconhecimento de diferentes ritmos, sons e harmonia, propiciam a ampliação do repertório musical, a valorização da música popular brasileira e a inclusão social.
Expressão Corporal
É representada pelas manifestações cênicas da dança e do teatro, que contribuem para que crianças e adolescentes aprimorem suas habilidades básicas, o desenvolvimento de suas potencialidades e a relação com o mundo. Ainda, como instrumentos de socialização e experiência corporal, favorece a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis, com novas formas de expressão e comunicação, além do desenvolvimento da linguagem oral, proporcionado pelo teatro. O resultado final mais expressivo destas manifestações são produções e apresentações de danças, esquetes e peças teatrais.
Esportes
A educação física é inserida num conjunto de ações pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento infantil, ainda que, algumas vezes, com enfoque lúdico. Por meio de movimentos mais amplos leva a criança a experimentar suas possibilidades e seus limites motores, ajudando-a a compreender seu corpo, podendo adquirir a autoconfiança necessária à autoestima e autonomia. Além disso, estimula o desenvolvimento intelectual, socialização, valores e atitudes colaborativas.
Artesanato
Promove o desenvolvimento de habilidades manuais, estimulando o conhecimento e a utilização de materiais e técnicas para a produção de objetos artesanais.Promove o desenvolvimento de habilidades manuais, estimulando o conhecimento e a utilização de materiais e técnicas para a produção de objetos artesanais.
Tarefas Escolares
As crianças e adolescentes contam com um horário para realizar suas tarefas escolares.
EnCaminhando
Os participantes são estimulados, através de caminhadas, a observar, questionar, conhecer e, assim, compreender a importância do meio natural. Desenvolvem atividades de identificação da fauna, flora e de solos, de colheita de frutas e sementes, norteadas pelas estações do ano e condições climáticas.
Nossa Horta
Com atividades práticas, procura sensibilizar e conscientizar sobre o fato de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta. Nesta oficina, os alunos participam do processo de cultivo - produção de canteiros, plantio, rega, poda, limpeza, adubação, nutrição, colheita e consumo consciente dos produtos da horta.
Viveiro
Neste espaço, as ações são de incentivo à participação nas atividades práticas, objetivando a construção de conceitos relativos ao processo de produção de mudas - quebra de dormência, germinação, transplante e desbaste. O viveiro possui duas grandes vertentes, contribuir para a formação educacional da criança e do adolescente e ser uma ferramenta para captação de recursos. Há sempre um grupo responsável pela apresentação deste projeto aos visitantes de outras entidades e escolas, multiplicando seus conhecimentos.
Laboratório
No laboratório, dando continuidade às atividades práticas, incentivamos o despertar do espírito científico: observação, experimentação, análise e catalogação. É somente através de práticas racionais e objetivas que crianças e adolescentes desenvolvem conceitos ambientais corretos.
Informática
As crianças e adolescentes desenvolvem habilidades cognitivas e utilizam os recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação como suporte aos temas explorados nas oficinas.
Produção audiovisual
Propõe uma reflexão sobre a linguagem audiovisual e sobre as que a compõe, a verbal, a sonora e a visual. Estimula um passeio pelas experiências que se utilizaram dessa modalidade de comunicação permitindo uma visão mais aprofundada e crítica dos audiovisuais. Com a definição destes produtos incluindo gravações e fotos para filmes e vídeos ficcionais, de documentários ou de animação, a intenção é que os adolescentes participem de alguma produção que retrate esta linguagem.